quinta-feira, 11 de abril de 2013

A Origem das Notas Musicais e da Partitura


Você meu caro visitante deve ter se deparado com esses sinais e ter imaginado como é que estas notas conseguiram esse nome? quem pôs? e porquê? quando foi isso? Bem meu caro seus problemas acabaram.

Na verdade a Música como arte sofreu uma grande reviravolta  na Idade Média. Houve um monge italiano por nome de Guido d'Arezzo, que era um regente do coro da Catedral de Arezzo na Região da Toscana, que reformou a música, e esta tomou uma grande evolução mesmo em meio a "Idade das Trevas" como foi conhecido por muito tempo o período medieval, mas sabemos que este termo já caiu em desuso. Durante muito tempo a música foi passada oralmente de uma pessoa para outra até a invenção da escrita musical, a qual se concretizou no Século IX.

Guido d'Arezzo (992 - 1050) : O Reformador da música ocidental
Entre outras reformas, d'Arezzo sugeriu que fossem utilizado o tetragrama, surgindo assim, as primeiras partituras em que os compositores grafavam as suas composições.

Um exemplo de tetragrama
É claro que estas não surgiram da noite para o dia. Elas sofreram diversas alterações até chegar a esta  configuração que foi utilizada na música sacra do período Medieval, sendo utilizado no Cantochão (Canto Gregoriano) e atingindo o formato atual somente no Século XV. 

Com relação as notas e seus nomes, foi uma outra contribuição deste religioso, que se utilizou das primeiras sílabas do hino a São João Batista para nomear as notas que conhecemos hoje. Isto foi muito importante para o desenvolvimento da Música como um todo.
Hino a São João Batista, de onde foi retirado o nome das notas que conhecemos hoje

Aqui vai uma versão mais compreensível:
As letras em vermelho são os nomes das notas que conhecidas
A tradução é:



Conforme os anos foram se passando, a música foi sofrendo outras transformações, que visavam facilitar o aprendizado e execução das obras musicais. O sistema de Arezzo sofre pequenas alterações: a nota UT  passa a ser chamada de para facilitar o canto com a terminação da sílaba em vogal. Ao que parece essa reforma foi introduzida por Giusepe DONI um músico italiano.

Abçs

FLS

4 comentários:

  1. Para os que gostariam de um aprofundamento no assunto, você poderia nos fornecer suas referências bibliográficas?

    ResponderExcluir
  2. Sim, concordo que também deveria haver

    ResponderExcluir
  3. Sim, concordo que também deveria haver

    ResponderExcluir